BA - Sexta-Feira, 29 de Maio de 2015

Mais Lidas

Projeto do vereador Antônio Cavalcante cria o... Secretário de Comunicação deixa governo Vane... Nestlé nega fechamento de fábrica em Itabuna,... Prefeitura sai derrotada na briga com camelôs... Vane deve nomear novos auxiliares nas próximas... Prefeitura anuncia retirada de camelôs da... Estado forma técnicos de nível médio em Arataca... INAUGURAÇÃO DA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS HOME... PSC deve perder a Marimbeta para o PDT... Empresa abusa ao cobrar por estacionamento em...

Prefeitura de Ilhéus implanta Imprensa Oficial eletrônica

04/01/2013 17:12 Postado Por: Itabuna Noticias Comentário

A Prefeitura Municipal de Ilhéus lançou decreto regulamentando a nova sistemática de funcionamento da Imprensa Oficial eletrônica. A iniciativa é inovadora na região, pois as publicações de atos oficiais terão segurança de inviolabilidade e autoria, com hora e data garantidas pelo sistema de criptografia Infraestruturas de Chaves Públicas Brasileiras (ICP Brasil). O sistema funcionará no endereço provisório www.io.org.br/prefeitura/ilheus.

Em complemento a essa segurança, ocorre ainda o carimbo de tempo certificado pela Divisão Serviço da Hora do Observatório Nacional. Em função disso, as fases usuais são invertidas: primeiro são feitas as publicações de atos oficiais no site da Imprensa Oficial eletrônica da prefeitura; em seguida, são gerados os cadernos.

A validade jurídica da publicação se dá pela via eletrônica, e não pelos cadernos, que são gerados por demanda apenas para atender os casos exigidos por lei. Dessa forma, a publicação de atos oficiais no site da Imprensa Oficial eletrônica pode ser feita durante todo o expediente, em variados horários e por parte de diferentes setores.

A Administração Municipal e os cidadãos podem acessar os atos oficiais publicados e arquivados na Imprensa Oficial eletrônica diretamente em um dos dez subsistemas de publicação e arquivamento de atos oficiais: Caderno Imprensa oficial eletrônica; Leis e Decretos; Outros Atos Oficiais; Licitações e Contratações Diretas; Contratos; Instrumentos de Planejamento – PPA, LDO e LOA; Relatórios da Lei de Responsabilidade Fiscal – (RREO e RGF); Contas Públicas; Convênios; e Outros arquivos.

Outros subsistemas de publicação e arquivamento de atos oficiais ainda podem ser criados em função das necessidades da prefeitura, no intuito de que os cidadãos não tenham dificuldades de buscar os atos oficiais publicados.

Segundo o diretor da Transparência Municipal, Paulo Sérgio, a Imprensa Oficial eletrônica é uma inovação importante para o município, e tem diversos benefícios, tais como a conformidade com as leis de arquivo, licitações, contas públicas, responsabilidade fiscal, pregão, transparência e acesso à informação; a economia de recursos, pois a prefeitura utilizará a Imprensa Oficial para publicar todos os atos oficiais que produzirem, sem limite de páginas; a publicação, organização e arquivamento atos oficiais por grupos, conforme as leis, decretos e portarias que os criaram; recurso de busca por palavra-chave dentro do campo de indexação, data, número, tipo de documento, departamento e grupo; redução no tempo de pesquisa e localização de documentos; possibilidade de visualização e impressão qualquer ato oficial publicado no site da imprensa oficial através da internet; instrumentalização o Sistema de Controle Interno com informações sobre o que foi publicado, quando e por quem; e a diminuição o uso de papel, colaborando assim com o meio ambiente.

 

COMENTE ESSA MATÉRIA

Nome:
Informe o seu nome.

Email: (Não será divulgado)
Informe um email.Email inválido.

Comentário:
Informe um texto.Mínimo de 4 caracteres.

Controle AntSpam, Responda: 7 + 9 = ?


Siga-nos!

Cotação Dólar

Cotação Cacau

Cotação Café

Parceiros



FaceBookGoogle+Twitter
© 2015 Itabuna Notícias. Todos os direitos Reservados. Alaerte Gabriel - Desenvolvimento Web & Sistemas PHP